Objetivo
- Mapear ações já existentes feitas pela redação e que são ligadas à diversidade
- Incentivar boas práticas e o engajamento interno
- Criar um ambiente aberto para discussões, aprendizado e formação
Referência
Neste exercício, o gestor é convidado a observar a cultura de sua própria redação, buscando fomentar e ampliar práticas informais que priorizem a diversidade já existentes ou encontrar caminhos para iniciar as discussões sobre a mudança de cultura.
Resultados
- Construção de uma base de dados para identificação de engajamento da redação em temas como diversidade na produção de conteúdo e formação da equipe
- Crescimento no engajamento entre pessoas interessadas em debater e aprender sobre o assunto
- Criação de novos projetos relacionados às boas práticas e convivência
- Discussão mais ampla sobre diversidade dentro do ambiente de trabalho e como isso pode ser avaliado
- Mapeamento de setores e redações com menor e maior número de engajamento e diversidade
Como medir
> Acompanhar o crescimento do número de profissionais envolvidos em boas práticas e diversidade. Por exemplo, pode-se medir o número de jornalistas que realizam atividades informais relacionadas à diversidade antes e após seis meses do início da análise.
Passo a passo
Descubra. Observe e descreva quem são as pessoas da sua equipe (avalie o perfil, trajetória social, origem, etnia, etc.).
Converse. De forma individual e descontraída, pergunte quais são as práticas informais que cada um exerce na redação para elevar a diversidade na produção, equipe e cultura. Explique o motivo que você está perguntando isso e qual é o seu objetivo como líder da equipe em relação à diversidade.
Formalize. Após a primeira conversa, envie esse formúlario para formalizar e gerar dados para uso futuro.
Analise. Reserve um tempo para entender as informações vindas do formulário. Entenda quais são as questões mais abordadas pelas pessoas ouvidas no questionário. Dê atenção a questões específicas que serão usadas para identificar caminhos comuns já existentes ou a serem construídos na redação.
Mantenha a chama. Após a análise de dados, organize workshops e espaços de conversas para dialogar com o seu time sobre a pesquisa. Converse sobre as atitudes já existentes dentro da redação, reconheça a proatividade dos jornalistas envolvidos e discuta formas de melhorar práticas que ainda não são abordadas dentro do círculo.
Dê voz. Reconheça quem são os protagonistas proativos dentro da sua redação que realizam práticas que estimulam a diversidade dentro da equipe. Dê um espaço para que essas pessoas ensinem o que estão fazendo.
Dê transparência. Incentive para que os dados de diversidade das empresas e as ações praticadas dentro da redação se tornem públicos, para assim gerar uma comparação e estímulo. Um exemplo é o trabalho feito pelo jornal ES Hoje, que compartilha suas experiências internas.
Links úteis
https://docs.google.com/forms/d/1Nsfz9NieXn6OQmllNfj-PKf9s-PwR0hZmnSji4iby24/edit
Para acessar os arquivos necessários para a atividade preencha o formulário abaixo: