Objetivo
- Resumir técnica para evitar erros básicos jornalísticos rotineiros
- Dialogar a importância da checagem na área da comunicação
Referência
Especialista da área da saúde, o Americano Peter Pronovost desenvolveu uma técnica de checklist para reduzir o número de infecções dos pacientes de uma UTI. O documento tinha cinco etapas, incluindo ações simples como “lavar as mãos”. Algo que no início pareceu um insulto para alguns profissionais, porém, no final deu certo.
Inspirada na ação, a redação da Universidade Estadual do Arizona e o canal Tagna criaram checklists adaptados para redações jornalísticas.
Resultados
- A criação da lista deixou o grupo mais engajado, gerando ideias e discussões de outros pontos que poderiam ser adicionados no documento
- Número de erros básicos diminuiu (principalmente para jornalistas que trabalham em hard news)
- Cultura de preocupação com a audiência progrediu
- Times começaram a trabalhar melhor entre si, principalmente em relação à passagem entre o conteúdo de um profissional para outro (afetando, sobretudo, jornalistas que trabalham em turnos diferentes executando a mesma função)
- A rotina dos profissionais ficou mais organizada
- Itens chaves a serem examinados em um conteúdo (como ocorre no cotidianos de profissionais de SEO) foram padronizados e se tornaram mais efetivos ao acompanhar a rotina imposta na lista.
Passo a Passo
Crie um rascunho feito de forma aberta para todos da equipe de uma redação. O brainstorming deve ser feito com cargos, incluindo desde diretores até fotógrafos.
Teste a primeira versão da lista e peça feedback de todos do time, incluindo parceiros.
Ajuste o conteúdo do checklist após análise do feedback. Apenas após esses passos e ajustes, propague a cultura da lista para outras áreas e redações.
Melhore a apresentação da lista por meio de um design ou explicação visual.
Imprima e coloque na mesa ou em algum lugar visível de todos que trabalham no time.