Objetivo
A inovação é a arte de transformar, modificar algo “antigo” em novos caminhos e novas estratégias. Muito usada por empresas, a gestão de inovação é uma área que desenha conjuntos de processos para alavancar as suas atuações.
Referência
A Fogo Cruzado, que trabalha cobrindo violência policial no Brasil, lançou em agosto de 2023 a plataforma Futuro Exterminado, que mapeia a violência policial contra a infância e a adolescência no Rio de Janeiro. Trabalhando o tema da violência policial com o recorte da infância foi possível sensibilizar as pessoas que antes defendiam a violência. Neste sentido, outro exemplo de inovação foi a criação de revistas bíblicas para falar sobre violência para pessoas evangélicas.
No jornalismo, dentro das redações, existe o desafio de pensar em inovação levando em consideração a comunidade, o propósito da iniciativa e o território em que está inserida. Como pensar em inovação olhando para estes aspectos?
Resultados
Resultados
- Inovação para além da técnica, inovação como prática
- Inovação que não se resume a apresentar e busca impacto
- Melhor relação com a audiência
Passo a passo
Encontre a definição para inovação
Não se deve restringir a inovação às transformações radicais ou que exigem elevados investimentos. Inovar é basicamente gerar um novo valor para a iniciativa por meio de um novo produto, processo ou serviço. Um dos componentes centrais desse conceito de inovação é o conhecimento, seja ele prático, técnico ou científico. No jornalismo, principalmente o conhecimento prático.
Se inspire no território
A relação entre inovação e território está para além da localidade. É sobre colocar o território como protagonista dos processos, de forma interativa e se baseando em uma relação entre o comunicador e o território, buscando entender o que precisa ser feito de novo para alcançar e sensibilizar, valorizando os conhecimentos ali presentes. Usar o território como uma inspiração é criar uma cooperação que transforma a prática jornalística. É sobre usar folhetos bíblicos para informar sobre a violência policial para alcançar pessoas evangélicas, inovar em um formato novo para o jornalismo, mas que funciona no território. Olhando para o território e conversando com a comunidade, você encontra o seu propósito inovador.
Faça as seguintes perguntas norteadoras:
- Quem é a comunidade?
- Onde ela está?
- Quais valores ela celebra?
Planejar é possível
Para qualquer iniciativa que trabalhe com o jornlaismo local, planejar é uma etapa obrigatória já que é neste momento que orçamos custos e tempos para a realização de um novo projeto.
Faça as seguintes perguntas norteadoras:
- Talentos necessários?
- Recursos materiais necessários?
- Quais são nossas metas?
- Quanto custa fazer?
- Em quanto tempo conseguimos fazer?
Monitorar é imprescindível
O monitoramento precisa fugir do padrão que estamos acostumadas, como entender o que o seu propósito muda a vida das pessoas e como capturar isso precisa ser feito de forma sensível.
Ter consciência sobre os seus impactos
O monitoramento não faz sentido se os seus resultados não forem bem observados. É necessário monitorar com rotina e periodicidade e refletir.
.