Objetivo
Ampliar a capacidade de mensuração de resultados e alcance do jornalismo para além dos cliques. Com isso, fortalecer o jornalismo que busca ativamente fazer transformações sociais, proporcionando um maior reconhecimento dos seus impactos locais.
Referência
A Énois é um laboratório de jornalismo que, desde 2020, está estruturando uma área de dados e resultados para garantir a sua missão: fortalecer o jornalismo local e periférico.
Desde então, fez muitos testes, errou e descobriu caminhos e agora compartilha essas experiências.
Resultados
> Registro dos resultados e impactos do jornalismo nas comunidades
> Proteção e acompanhamento da missão e do propósito da organização jornalística
> Valorização do papel social e da utilidade do jornalismo para as comunidades e para as pessoas
> Aumento da credibilidade do vínculo do jornalismo com as pessoas
Passo a passo
- Defina sua missão, teoria de mudança e indicadores
Ter esse tripé definido é muito importante para saber qual transformação a organização quer ajudar a construir no mundo, uma consciência necessária para organizações jornalísticas e de comunicação bem posicionadas. A missão resume a transformação que se quer chegar. A teoria de mudança, como chegar nesse resultado. E os indicadores são as variáveis, informações e ações que podem ser medidas e ajudam a identificar se as produções e projetos estão contribuindo para construir a missão. Ou seja, permitem medir se estamos construindo em direção à missão.
2. Tenha uma pessoa responsável pelo cuidado com os dados
Dependendo da realidade da sua organização, pode ser uma das funções de uma pessoa ou mesmo uma equipe toda, o importante é ter essa guardiã. A partir dos indicadores, essa pessoa vai definir como e quando eles serão coletados quem vai ser responsável pela análise.
3. Crie um formulário de registro de impacto
Não precisa gastar muito tempo e nem dinheiro para começar. Basicamente, o formulário deve permitir o registro de impactos decorridos da sua produção e atuação que são importantes para saber se a missão está sendo cumprida e a organização ocupa um papel social relevante. Uma reportagem que efetivou uma política pública ou serviu para a discussão de uma; menções à organização em trabalhos acadêmicos; convite para fazer parte de eventos com atores relevantes para a construção que buscam fazer são exemplos do que pode ser medido.
4. Pesquise sua audiência ou comunidade
Faça pesquisas periódicas com seu público. Na Énois, que trabalha com ciclos de formação e investimento, são feitas pesquisas no início e no final de cada projeto para saber como foi o deslocamento e a construção a partir dos programas e pesquisas com a comunidade geral. Para saber como a passagem pela organização reverberou e como as reportagens produzidas impactaram na vida da comunidade.
5. Faça um relatório anual de atividades e impactos
Junte as informações das coletas que fizer – como dos recursos acima – e escreva um relatório que conte tudo o que foi feito, com números e histórias. Isso vai dar dimensão para toda a equipe, parceiros externos e financiadores do que foi feito e quais os resultados. Esse é um instrumento muito rico para rastrear o cumprimento da missão.
6. Construa propostas de financiamento com base nos indicadores
Seja uma apresentação de venda de anúncios, um projeto para apoio a um programa ou institucional, use os indicadores básicos que criaram como guia do que será feito e, consequentemente, medido. Ao estarem apropriados, podem começar a conversar sobre o cruzamento dos indicadores da organização de jornalismo com o dos financiadores. Assim, eles podem ter um conhecimento preciso e oportuno dos resultados de seus investimentos, enquanto protegemos nossa missão e papel social.
Links
Links de apoio – apresentação e vídeo, em espanhol
Ferramentas relacionadas: http://caixadiversidade.enoisconteudo.com.br/usando-as-metricas-para-medir-o-impacto-no-jornalismo/
.